Faça uma simulação!!

Energia Solar é um ótimo investimento

Energia Solar é um ótimo investimento

Muitos dos clientes da Solstar optam por colocar um sistema fotovoltaico em razão do impacto positivo no meio ambiente, ou por acharem bacana produzir sua própria energia. Porém outros analisam a viabilidade do investimento puramente do ponto de vista financeiro. A boa notícia é que investir em um sistema fotovoltaico também é um ótimo negócio.

Primeiramente é importante dizer que o investimento em um sistema fotovoltaico é bastante seguro por diversas razões:

  • O sol está aí na maioria dos dias, e deve continuar assim pelos próximos 25 anos
  • Energia elétrica é uma utilidade básica e continuará sendo
  • Um sistema fotovoltaico tem longa vida útil, assim como suas garantias

Por isso iremos comparar a atratividade de um sistema fotovoltaico vs. outros investimentos “altamente” seguros. Se você acredita que pode transformar dinheiro em ouro, essa análise não é para você.

Selecionamos 2 investimentos considerados como “seguros” por nossos clientes e especialistas para fins de comparação, são eles: 1) investimentos em imóveis e 2) investimento em renda fixa.

Primeiramente precisamos entender as variáveis que afetam a atratividade de cada investimento e quais premissas adotaremos para essas variáveis para os próximos anos. Para comparar coisa com coisa, utilizamos como premissa a média dessas variáveis nos últimos 20 anos, período de certa estabilidade após implementação do plano Real.

Investimento em imóveis

Um investimento imobiliário consiste na compra de um imóvel, ganho com aluguel por um determinado período de tempo e ganho com a venda do imóvel ao final do ciclo. A valorização dos imóveis nos últimos 20 anos, segundo o índice FipeZap foi de 12% a.a., já o ganho bruto com aluguel gira em torno de 6% a.a., deduzindo um imposto de renda médio de 20%, fica em torno de 4,8% a.a. Por fim, na venda do imóvel ao final do período, há incidência de 15% de imposto de renda sobre a valorização do imóvel. Se considerarmos todos esses fatores num investimento imobiliário de 25 anos, o retorno médio líquido será de 16,9% a.a. para investimento em imóveis.

Investimento em renda fixa

Existem diversos títulos de renda fixa no mercado, como CDBs, LCIs, LCAs e títulos do tesouro. Na prática, você empresa esse dinheiro para uma instituição financeira, e ela te remunera por poder utilizar esse dinheiro para empréstimos. Para um cidadão comum, em geral, esses títulos dão um retorno bruto de aproximadamente o valor da taxa de juros vigente. Além disso paga-se imposto de renda sobre o rendimento de 15% quando o investimento é para um período superior a 2 anos. A taxa de juros média no Brasil nos últimos 20 anos foi de 16% a.a. Se considerarmos o efeito do imposto de renda, o retorno médio líquido será de 13,6% a.a. para investimento em renda fixa.

Investimento em sistema fotovoltaico

Um investimento em sistema fotovoltaico consiste na compra de um sistema que produzirá em energia suficiente para abastecer sua casa, e você economizará o valor da conta de energia pelos próximos 25 anos. Deve-se considerar o nível de radiação da cidade para se estimar o número de placas necessárias. No Rio, por exemplo, 16 placas deveriam produzir em torno de 469 kWh / mês se posicionadas na horizontal (virada para cima). Além disso, deve-se considerar a perda de produtividade do sistema ao longo dos anos. Por garantia, um módulo da Canadian Solar garante uma produtividade de 83% da produtividade original no ano 30. Para calcular a economia, deve-se considerar o valor da tarifa, que hoje é de R$ 0,84 / kWh e o reajuste ao longo dos próximos anos. O reajuste médio da tarifa de energia residencial no Brasil nos últimos 20 anos foi de 7,4% a.a. Por fim, será necessário a troca do inversor no ano 12. Se consideramos todos esses fatores, o retorno médio líquido será de 18,1% a.a. para um sistema fotovoltaico.

Em resumo, um sistema fotovoltaico dá um retorno médio de 18,1% a.a., enquanto o investimento imobiliário 16.9% a.a. e renda fixa 13,6% a.a. Como se pode ver, o investimento em um sistema fotovoltaico é bastante atrativo do ponto de vista financeiro quando comparado a outros investimentos de risco semelhante. Além do fator financeiro, o sistema fotovoltaico ajudar a preservar o meio ambiente.


Publicado em: 25/05/2017