Painéis solares: conheça as melhores opções de financiamento

Se você está pensando em investir em painéis solares, essa é uma das melhores decisões que você pode tomar em relação a custo-benefício, economia e investimento. Mas qual é a melhor maneira de pagar por seu sistema de energia solar? Existem muitas opções, então, vamos dar uma olhada no que está disponível para ajudar você a fazer uma escolha certeira.

Para começar, quanto custam os sistemas fotovoltaicos?

Quando você considera o alto custo crescente de eletricidade no Brasil e registra baixos preços de energia solar, usar o sistema fotovoltaico por aqui faz sentido. O custo de um sistema depende do seu tamanho em geral; quantos painéis e inversores serão usados; custos de permissão e custos de mão-de-obra na instalação. Vários outros fatores podem determinar os preços, incluindo se a sua casa é uma construção nova, qual é o fabricante do equipamento fotovoltaico e o local onde o sistema será instalado.

Quanto tempo leva para pagar seu sistema solar?

Primeiro, não há uma resposta padrão, pois cada imóvel e sistema são diferentes. A resposta depende de muitos fatores. Isso inclui quantas horas de sol sua casa recebe todos os dias, o custo da eletricidade, o preço dos painéis solares, os créditos fiscais disponíveis, a eficiência geral do sistema e a parcela de eletricidade que você deseja compensar com a energia solar.

Opções de financiamento de painéis solares para proprietários

A primeira decisão a tomar é escolher entre comprar ou compartilhar o seu sistema de energia fotovoltaico. Há benefícios em cada um; mas suas próprias circunstâncias pessoais determinarão qual é a certa para você.

Compra

Se você deseja possuir o sistema, há muitas maneiras de pagar pela instalação do painel solar.

1 Pagando de uma vez

A opção mais simples e, muitas vezes mais barata, é mergulhar em suas economias e pagar à vista pela instalação do painel solar.

Isso significa que não há financiamento, pagamentos de juros e envolvimento de terceiros - apenas você e a empresa instaladora - e, como proprietário do sistema, você pode ser elegível para reivindicar quaisquer subsídios ou incentivos solares oferecidos.

2 Empréstimo de energia solar

Se você deseja possuir seus painéis solares diretamente para poder aproveitar os incentivos atualmente disponíveis, mas sem gastar suas economias, uma ampla gama de empréstimos está disponível com diferentes condições de pagamento, taxas de juros, requisitos de crédito e segurança mecanismos.

Os empréstimos solares são oferecidos por bancos, cooperativas de crédito, programas estaduais, empresas de serviços públicos, desenvolvedores de energia solar e empresas privadas de financiamento solar.

Alguns exigem garantias para conceder o empréstimo, como um empréstimo para aquisição de imóveis residenciais, mas também estão disponíveis empréstimos solares não garantidos.

Como em qualquer tipo de empréstimo, reembolsá-lo o mais rápido possível minimizará o montante total de juros que você paga.

No entanto, pode ser benéfico estruturar um empréstimo solar a longo prazo, para que os pagamentos mensais sejam iguais ou menores do que a sua conta de energia elétrica, e você, automaticamente, reduz e planeja suas despesas mensais desde o início.

Compra e compartilhamento de sistema solar

Caso a sua casa não seja adequada para uma instalação de painel solar ou se você morar de aluguel, existe uma maneira de você participar e se beneficiar dos painéis solares. Os sistemas solares compartilhados podem ser de propriedade da comunidade ou de terceiros e o financiamento pode ser estruturado de várias maneiras diferentes.

1 Sistema solar compartilhado pela comunidade

Os painéis solares compartilhados podem estar situados localmente - em um prédio de várias unidades, por exemplo - ou fora do local, em locais como telhados comerciais ou residenciais.

Em vez de cada indivíduo contratar uma empresa profissional, como a Solstar, para realizar uma avaliação do local, e cada um fazer a sua própria instalação, um sistema solar compartilhado pode ficar instalado em apenas um local e ter seus custos e benefícios divididos entre todos os participantes.

A agregação da demanda do cliente também pode reduzir significativamente o custo, e um esquema compartilhado facilita o investimento em um nível adequado ao seu orçamento.

Então, qual opção de financiamento solar você escolherá?

Esteja você procurando dinheiro ou economizando para um dia chuvoso, existem várias maneiras de financiar seu sonho solar.

Você não precisa gastar rios de dinheiro, basta escolher a melhor opção de financiamento para painéis solares de acordo com a sua necessidade – como determinar que o valor da sua parcela de financiamento seja o mesmo que a sua conta de luz, por exemplo - e você poderá economizar dinheiro na mesma hora e aplicá-lo em outros investimentos.

Na Solstar, você encontra a melhor opção de financiamento que cabe no seu bolso! Entre em contato com a gente e descubra os benefícios da energia solar para você e para o seu imóvel.