O que é energia solar e como ela funciona?

Todos nós ouvimos sobre energia solar o tempo todo. Painéis solares, geradores solares, lanternas solares, carregadores de celular e muito mais.

Mas, se você não tem certeza do que é energia solar, como a ela funciona e se pode ou não ser uma opção para sua casa, empresa ou negócio, você precisa conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vem com a gente!

Energia solar se refere à luz e ao calor do sol, que podem ser utilizados na forma bruta ou aproveitados e convertidos em calor ou eletricidade utilizável. Ela é capturada usando várias tecnologias. A energia solar envolve um processo de capturar a luz solar e depois convertê-la em eletricidade ou calor utilizável.

Usos da energia solar

Energia solar ativa Os sistemas solares ativos se referem aos projetos que incorporam outros componentes elétricos adicionais. Existem quatro categorias desses sistemas, que são aquecimento solar, células fotovoltaicas e energia solar concentrada.

Usos da energia solar ativa: · Iluminação interior e exterior; · Aparelhos de força, como TVs, freezers e máquinas de lavar; · Bombeamento de água; · Aquecedor de ambiente; · Resfriamento de espaço;

· Aquecimento de água; · Alimentação dos sistemas de transporte, como carros elétricos.

Energia solar passiva

Na energia solar passiva, o sistema não utiliza dispositivos mecânicos ou elétricos externos, como é o caso de sistemas solares ativos. Em vez disso, depende do design exterior e interior de uma casa ou edifício. Os designs expõem ou protegem um determinado espaço do sol.

· Iluminação natural; · Resfriamento de espaço; · Aquecedor de ambiente;

Componentes encontrados em sistemas de energia solar

Todo o processo de capturar a luz solar e usá-la para gerar eletricidade requer a combinação de várias partes dentro de um sistema de energia solar.

Todas essas partes são vitais. Cada uma delas tem um papel importante em garantir que a energia do sol seja convertida em eletricidade utilizável capaz de alimentar sua casa ou empresa. Para entender melhor a importância dos componentes nos sistemas de energia solar e como eles funcionam, vamos analisar cada um deles.

Painéis solares

Painéis solares ou módulos são cruciais em qualquer sistema de energia solar. Eles estão, portanto, presentes em sistemas fora da rede, ligados à rede e em híbridos. São vitais porque são responsáveis por capturar os raios do sol e depois usá-los para gerar eletricidade. O processo é possibilitado pela presença de células solares no módulo e pelo efeito fotovoltaico.

Como funciona a energia solar

Quando a energia do sol atinge a superfície de um painel, eles são absorvidos pelas células solares, que compõem o módulo. As partículas livres são capazes de se mover através das células, um processo que resulta na produção de eletricidade por corrente contínua (CC).

A quantidade de energia que pode ser produzida por um único painel em um determinado período de tempo depende da sua classificação elétrica. Quanto maior o número de painéis em um determinado sistema solar, mais eletricidade é gerada.

Dependendo da natureza física do local, os painéis solares podem ser montados no telhado, nos postes e no chão. O único requisito é que os módulos sejam fixados de frente para o sol, pois esse posicionamento garante uma maior captura de energia solar pelos módulos durante o dia. Benefícios da energia solar

Reduz as contas de energia

A energia solar reduz as contas de energia, ajudando a evitar ou minimizar a dependência da energia dispendiosa da rede. O custo de produção é geralmente pequeno comparado com o uso de fontes tradicionais de energia. Assim, o preço por unidade de energia fornecida ao consumidor também tende a diminuir. 3 / 3

Energia solar é renovável

A energia solar é obtida de uma fonte livre e inesgotável, que é o sol. Assim, diferentemente dos combustíveis fósseis, a energia solar não pode ser esgotada, mas continuará fornecendo energia às gerações futuras.

A energia solar é gerada a partir de qualquer local

Ao contrário de outros tipos de energia, a energia solar pode ser produzida a partir de qualquer localização geográfica. Torna-se, então, possível aproveitar a energia solar de quase qualquer lugar, incluindo áreas rurais e remotas e longe da rede elétrica.

A energia solar cria empregos

A energia solar beneficia a comunidade, criando oportunidades de emprego e aumenta a demanda, o que leva ao surgimento de novas empresas e ao crescimento das existentes.

Também aumenta a necessidade de técnicos em energia solar, responsáveis por projetar e instalar sistemas de energia solar.

Não prejudica o meio ambiente

Uma das principais vantagens da energia solar é ser uma energia limpa. Assim, diferentemente das fontes de energia tradicionais - como o carvão, que prejudica o meio ambiente ao emitir material tóxico. É, portanto, uma das energias cujo uso crescente contribui para um futuro sustentável.

A energia solar é um investimento rentável a longo prazo devido aos pequenos custos

de manutenção associados aos sistemas. Muitos dos componentes que compõem os sistemas são duráveis, e alguns, como painéis solares, têm uma garantia de, no mínimo, 20 anos. Assim, uma vez que um sistema de energia solar é instalado, o custo de operação e manutenção é geralmente pequeno, tornando-o um investimento lucrativo a longo prazo.