Covid-19: A conta de luz na quarentena

Neste novo cenário, torna-se cada vez mais prudente a cautela para a energia não pesar no seu bolso

A Covid-19 (coronavírus) está impactando vários setores e o de energia não está sendo poupado: ele é parte integrante da economia.

Nesse cenário, as distribuidoras de energia elétrica estão sofrendo, principalmente, pela inadimplência.

Para manter a saúde financeira das empresas, o setor solicitou um empréstimo, que deverá envolver mais de R$ 15,2 bilhões, segundo o Ministério de Minas e Energia. O repasse foi autorizado pela Medida Provisória 950, de 8 de abril de 2020.

Apesar de o financiamento ser negociado pelo governo com os bancos parte dos seus custos deverão ser pagos pelos consumidores. Por isso, o aumento na conta de luz, nos próximos 60 meses, é previsto a partir de 20%.

Você vai ter mesmo que pagar toda essa “conta”?

A boa notícia é que você pode usar de algumas alternativas para impedir o crescimento da sua conta de luz e manter o dinheiro por mais tempo no seu bolso.

Uma delas é a instalação de painéis solares: você já economiza no primeiro mês e esse valor pode poupar até 95% da sua fatura. Além disso, os custos iniciais serão cobertos em breve por causa do dinheiro que você economiza.

Confira algumas maneiras de economizar dinheiro ao instalar painéis solares:

1.Conta de luz mais barata

O uso de painéis solares em vez de depender de uma empresa de serviços públicos pode ajudar a reduzir sua conta de energia elétrica em até 95% ao mês. Quando sua casa possui painéis solares, a energia do sol será usada para alimentar sua eletricidade, exceto quando o sol não estiver presente, como à noite. Nesses casos, a eletricidade injetada na rede da concessionária local será usada. Mas, lembre-se, o uso da energia do sol é gratuito.

2.Não requer manutenção

Quantas vezes você teve problemas com sua distribuidora de energia? Ou teve que pagar por reparos caros ou problemas de manutenção? Com painéis solares, você não precisa se preocupar com essas despesas. Uma vez instalados, os painéis solares raramente apresentam problemas que exijam manutenção ou reparos; portanto, pense nisso como uma taxa única por anos e anos de energia.

3.Custos elétricos constantes

As empresas de serviços públicos contam com carvão, petróleo e gás natural para abastecer residências em todo o país. O custo de todos esses três combustíveis fósseis é vulnerável à flutuação dos mercados, de modo que os proprietários podem perceber o aumento dos custos de eletricidade com o passar dos anos. Porém, ao instalar painéis solares, você se livra de se preocupar com o valor cobrado pela sua empresa de energia elétrica mensalmente. Com os painéis solares, você está se protegendo de ter que lidar com os crescentes custos de eletricidade que inevitavelmente acontecerão nos próximos anos.

Mas, afinal, a energia solar é uma boa opção para reduzir suas contas de energia elétrica em 2020?

Energia solar, é a opção ideal para reduzir facilmente sua conta de luz. Nos últimos anos, os painéis solares aumentaram em eficiência e caíram de preço. Incentivos e descontos estão prontamente disponíveis, e o financiamento de uma instalação solar é mais acessível do que nunca.

Não apenas isso, mas você tem mais opções de instalação solar para escolher, dependendo da sua situação. Para aqueles com espaço limitado no telhado ou baixa exposição, existem painéis solares montados no chão. Já os telhados solares são atraentes para os proprietários preocupados com a estética. E a energia solar comunitária é excelente se você estiver em um condomínio ou não tiver espaço no telhado e na propriedade.

Então, sim. Tornar-se “solar” é uma excelente opção em 2020.

Conclusão

Se você estiver interessado em uma solução fotovoltaica residencial ou comercial, entre em contato com a Solstar.

Vamos agendar um horário adequado para que um de nossos consultores entre em contato com você. Nosso objetivo é mostrar as mais variadas opções para atender a sua demanda.