Já pensou em instalar painéis solares em sua residência ou estabelecimento? E aí você se pergunta se ficará sem produzir energia nos dias nublados ou chuvosos? Nós te falamos: Não! E vamos te explicar o porquê.

Apesar de estar se popularizando, o uso da energia solar ainda é novo e existem diversas dúvidas sobre seu uso. Uma das principais dúvidas é sobre a produção de energia em dias chuvosos ou nublados. Muitas pessoas acham que a geração de energia nesses dias é nula, porém não é bem assim.

Como funciona a energia fotovoltaica

A energia solar é uma forma de energia eletromagnética, que se propaga por ondas resultantes do Sol. Existem duas formas principais de utilizá-la: convertendo em energia térmica ou usando para produzir eletricidade.

Para a utilização da energia solar para gerar energia elétrica são necessários painéis específicos - os fotovoltaicos - feitos de silício.

O efeito acontece quando o material semicondutor recebe a incidência de luz. Depois, ele consegue produzir energia ou corrente elétrica por diferença de potencial. Mas, nem toda irradiação solar pode ser aproveitada pelos painéis fotovoltaicos para gerar energia elétrica.

Durante o processo de transmissão de radiação, as nuvens a deixam passar de duas formas. A primeira é considerada irradiação difusa, e a segunda considerada irradiação direta. É esta última que interessa aos painéis fotovoltaicos. A produção de energia elétrica por eles só é possível quando recebem diretamente a irradiação emitida pelo Sol.

Como acontece a captação da irradiação solar em dias sem sol?

Os painéis solares funcionam a partir da recepção de irradiação solar. Então, durante todo o período em que o sol está aparente, é possível aproveitar a energia solar. Em dias nublados ou muito chuvosos, apesar de não ser possível ver nitidamente o Sol, a produção de energia existe, sim, pois o sol está lá. Porém, a produção será inferior à de dias ensolarados e com poucas nuvens.

Note que a produção não para, ela apenas diminui seu grau de funcionamento de captação solar. Pela maior concentração de nuvens prejudica o desempenho de irradiação.

Qual a possibilidade?

É possível compensar a baixa da produção em épocas de chuva intensa! São realizados cálculos para que os períodos ensolarados tenham produção elevada de energia, o que equilibra as taxas. Como nosso país tem sol em abundância na maior parte do tempo, o uso de uma pequena parcela de energia elétrica, já consegue suprir a necessidade.
Quer saber mais? Fale com a equipe Solstar. Estamos preparados para tirar as suas dúvidas.