O uso da energia solar na geração de eletricidade tem crescido tanto no cenário energético mundial quanto no brasileiro.

Essa maior popularização é consequência de alguns fatores decisivos, tais como: aumento da eficiência, redução dos custos de investimento e possibilidade de escolha da energia solar on-grid e off-grid.

Porém, a seguinte pergunta precisa ser respondida: “Quais são as principais diferenças entre os sistemas fotovoltaicos on-grid (ligado à rede da distribuidora) e off-grid (totalmente independente)?”

Conheça algumas:

O que é energia solar off-grid e on-grid?

Basicamente, um sistema de energia solar que não está conectado à rede elétrica é chamado de off-grid, enquanto um sistema de energia solar ligado à rede é conhecido como on-grid.

As diferenças entre os sistemas on-grid e off-grid

Diferença # 1: Seu acesso à eletricidade

Acesso à eletricidade com energia off-grid

O que se entende por sistemas solares off-grid? Com ele, você depende totalmente do sol e da energia armazenados nas baterias para alimentar sua casa ou empresa.

Se você optar por um sistema solar que não esteja ligado à rede elétrica e não tiver um gerador, você só terá eletricidade em dois pontos:

Quando o sol está brilhando e seu sistema solar está produzindo eletricidade.

Quando você puxa a eletricidade gerada anteriormente pelo seu sistema solar a partir de um dispositivo de armazenamento solar, como baterias.

Com um sistema off-grid, você não terá acesso à eletricidade extra, se necessário. O que você está produzindo e o que armazenou é tudo o que existe para alimentar seu equipamento.

Acesso à eletricidade com energia on-grid

Se você decidir instalar um sistema solar on-grid, sempre terá acesso à eletricidade (a menos que a rede fique inoperante), independentemente de seu sistema solar estar produzindo ou não ou se você não tiver baterias.

Se o seu sistema não estiver produzindo eletricidade ou não estiver produzindo o suficiente para alimentar os dispositivos, luzes, máquinas etc. que você estiver usando, você poderá extrair energia da rede elétrica para complementá-la.

Isso garante que você sempre tenha eletricidade suficiente para o que precisa.

Diferença # 2: O que acontece com o excesso de produção

Excesso de produção com energia solar off-grid

Dependendo do tamanho do sistema que você instala, quanta eletricidade você usa e quando você usa essa eletricidade, provavelmente, haverá momentos em que seu sistema estará produzindo mais eletricidade do que você estará usando.

O que acontece com esse excesso de energia depende do equipamento que você instala.

A maioria dos sistemas solares off-grid é projetada para produzir uma certa quantidade de eletricidade “extra” durante o dia, que é enviada às baterias para armazenamento.

A energia armazenada nessas baterias pode ser acessada quando o sistema não está produzindo, como à noite ou durante o tempo nublado.

Dependendo de suas metas de energia, os sistemas podem ser dimensionados para produzir excesso de eletricidade durante o dia para cobrir todo o uso de energia o tempo todo.

Excesso de produção com energia solar on-grid

Assim como os sistemas solares off-grid, muitos que optam por instalar um sistema solar on-grid desejam cobrir 100% ou quase 100% do uso de energia. Isso também pode ser alcançado com os sistemas em rede.

Dependendo da hora do dia em que você usa eletricidade, seu sistema solar pode produzir excesso de energia. Em vez de enviá-lo para as baterias como você faria em um sistema off-grid, você pode enviá-lo para a rede e será compensado por essa eletricidade.

Ou seja, a concessionária compensa ou credita sua conta pela eletricidade gerada pelo seu sistema solar e enviada à rede.

Então, sempre que precisar extrair energia da rede, você utilizará esses créditos para obter sua eletricidade sem acumular encargos na sua conta de eletricidade.

Diferença # 3: Como é feita a cobrança da eletricidade

Contas de eletricidade com um sistema off-grid

Se o seu sistema fotovoltaico não estiver vinculado a uma rede, você não receberá uma conta de energia elétrica. No entanto, mesmo sem a conta de luz, os sistemas fora da rede costumam ser mais caros devido aos equipamentos adicionais, como baterias, necessários para torná-lo viável.

Contas de eletricidade com um sistema on-grid

Se você optar por um sistema vinculado à rede, ainda poderá ver algumas cobranças mínimas na sua conta de luz, mesmo que seu sistema solar forneça 100% de sua eletricidade.

Um tipo de cobrança que você pode continuar vendo é a taxa de serviço ou a taxa de entrega. Esse é o custo cobrado dos clientes para conectar sua casa ou empresa à rede. Para muitos serviços públicos, essa taxa é fixa que não é afetada pela quantidade de eletricidade que você usa.

Outro tipo de cobrança que você pode ver é a cobrança por demanda. Os encargos de demanda normalmente são cobrados sobre propriedades comerciais e são o aumento da tarifa elétrica paga pela energia que você usa durante um período de pico de demanda.

O período de pico de demanda geralmente é o período de 15 minutos em que sua empresa utiliza mais eletricidade.

Como o uso de uma grande quantidade de eletricidade ao mesmo tempo pressiona a rede, a concessionária cobrará uma taxa mais alta pela eletricidade usada durante esse período.

Se o seu período de pico de demanda for durante o dia, você poderá reduzi-lo com energia solar, pois a energia produzida pelo seu sistema compensará parte da energia que você usa da rede. Se você pagar taxas de demanda muito altas, também poderá analisar o pico de barbear com energia solar e baterias.

Dependendo da quantidade de energia que seu sistema solar produz e quanta energia sua casa ou empresa utiliza, você poderá ver uma carga elétrica pela eletricidade que você retirou da rede e usada que não foi coberta pelo seu crédito líquido de medição.

Conclusão

A escolha do melhor sistema dependerá das suas necessidades. De um modo geral, o on-grid é mais indicado para casos em que se deseja alimentar toda a casa ou empresa, e economizar na conta de energia.

Já para áreas mais afastadas do centro urbano, com ausência de distribuidora elétrica local, o sistema off-grid é o mais indicado.

Seja on-grid ou off-grid, a energia solar fotovoltaica é a melhor opção para sua casa, empresa ou condomínio. Faça uma simulação e descubra qual a melhor maneira de se utilizar esta energia limpa e 100% renovável em suas propriedades, gerando economia e mais proteção para o meio ambiente.

Acesse o site da Solstar: www.solstar.com.br e fique por dentro de todas as novidades do mundo da energia solar fotovoltaica.