Guia de garantia do painel solar: quanto tempo durará o meu sistema?

A garantia de painel solar é um respaldo do fabricante que protege o cliente quanto à confiabilidade do sistema e à produção. Os dois principais tipos de garantia são de produto e de desempenho.

A garantia do produto cobre os painéis contra defeitos de fabricação e falhas no equipamento. A garantia de desempenho assegura que a produção de energia seja mantida durante o período de garantia.

Dependendo do fornecedor e do tipo de proteção fornecida, as garantias podem variar entre 10 e 30 anos.

As garantias fornecem proteção financeira essencial para os consumidores e devem ser uma parte essencial da discussão ao comparar sistemas antes da compra.

Por que preciso de uma garantia? O seguro de energia solar cobre meus painéis solares?

Os painéis solares são projetados para durar sem problemas por duas décadas ou mais. São resistentes e duráveis, capazes de suportar elementos agressivos em todas as partes do país.

Mas os problemas do painel solar ocorrem de tempos em tempos. Em vez de ficar preso a um reparo caro, sua melhor aposta é comprar garantias de produto e desempenho para proteger seu investimento.

Em alguns casos, um painel com falha não afetará o desempenho geral do seu sistema. No entanto, em outros momentos, uma falha no painel também pode causar falhas nos painéis adjacentes.

Como os painéis podem custar bastante, substituir vários sem garantia pode ser uma proposta cara.

Em outros momentos, um sistema não experimentará uma falha catastrófica. A quantidade de produção pode diminuir com o tempo, proporcionando menos benefícios solares.

É fundamental verificar com o provedor de seguros se as instalações do painel solar estão cobertas. Além disso, verifique quais são as franquias e os limites de reivindicação para o seu sistema.

O que cobre uma garantia?

As garantias do painel solar cobrem duas áreas:

Garantia de desempenho

Uma garantia de desempenho assegura que uma instalação de painéis solares atenda ou exceda a produção estimada durante a vida útil dos painéis.

Normalmente, uma garantia de desempenho garante que o painel estará produzindo 80% da produção inicial ao final do período de garantia, que costuma variar entre 25 e 30 anos.

Quando os painéis estiverem abaixo dessas potências, a garantia de desempenho será ativada e você poderá reparar ou substituir os painéis com problemas.

Garantia do produto/mão-de-obra

Uma garantia de produto de painel solar também abrange defeitos de fabricação e falhas do equipamento.

Como os painéis solares são muito duráveis, a maioria dos fabricantes oferece garantias de produtos de 10 a 12 anos. Na maioria dos casos, a garantia cobre o custo de substituir um ou mais painéis defeituosos por um novo painel para itens como fiação defeituosa, corrosão e desgaste prematuro.

Os custos de mão-de-obra são incluídos em algumas garantias. Dependendo do fabricante, uma garantia de mão-de-obra pode ser oferecida a um custo separado.

Quanto tempo duram as garantias?

As garantias variam de acordo com o tipo de garantia e o fabricante que as oferece. Você precisa entender completamente o que é coberto por uma garantia e por quanto tempo.

Os painéis solares são confiáveis, mas você não deseja ficar com uma grande conta de reparo que pensou que poderia evitar, simplesmente porque não entendeu ou não demorou muito tempo para pesquisar os detalhes da garantia.

Muitas empresas oferecem garantias de 25 anos, mas algumas podem cobrir apenas o transporte, o manuseio e a instalação de um painel de substituição. Outras podem incluir a substituição do painel mas não os custos de remessa e manuseio.

Lembre-se de que uma garantia será tão valiosa quanto a empresa que a fornece. Você pode obter uma garantia abrangente e favorável de um fabricante.

Cuidado para não anular sua garantia

Uma garantia permanecerá em vigor apenas enquanto o seu sistema for projetado corretamente e tratado de acordo com as diretrizes. Se você não usar o equipamento solar como pretendido, um fabricante anulará a garantia e você ficará com os custos.

Por exemplo, parte do que um instalador precisa fazer é garantir que o sistema tenha o a potência adequada.

Isso significa que um inversor, que possui uma faixa de tensão na qual deve operar, é apropriado para um certo número de painéis que fornecerá tensão dentro dessa faixa.

Se os painéis forem mal dimensionados e enviarem mais energia do que o inversor suporta, poderá haver falha no inversor e a garantia não cobrirá os danos.

Você também pode anular sua garantia se não utilizar um instalador habilitado para fazer reparos no sistema ou se acidentalmente pisar no sistema enquanto caminha no telhado.

Quão seguro é o seu investimento e se você pode se dar ao luxo de perdê-lo?

Na Solstar, entregamos o prometido. Seu sistema solar será dimensionado e projetado para produzir em excesso e gerar acima das estimativas.

Para ser preciso sobre a quantidade de energia limpa que sua casa pode gerar, a Solstar usa as ferramentas mais confiáveis e de ponta da indústria para projetar não apenas seu sistema, mas também para analisar e monitorar o a produção de energia da sua casa.

Tem perguntas? Entre em contato com nossa equipe para obter mais informações sobre as garantias de energia solar.