Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil tem um dos maiores potenciais de produção de energia solar do mundo.

Esse potencial chega a ser 20 vezes maior do que toda a atual produção de energia. Isso porque o território brasileiro recebe todos os anos altos índices de radiação solar.

Para se ter uma ideia, em 2018, o sistema de energia fotovoltaica representava menos de 1% de toda a energia distribuída no Brasil, com cerca de 40 mil sistemas instalados.

Em 2024, a previsão é que esse número chegue a um milhão de imóveis utilizando energia solar. Basicamente, agora é o momento perfeito para pensar em investimentos em energia solar.

Por que investir no mercado solar no Brasil?

Como explicamos acima, a energia solar se tornou uma das energias mais competitivas em termos de custo e de crescimento mais rápido do mundo.

O setor está se desenvolvendo tão rapidamente que as instalações de energia solar na última década excederam até as projeções mais agressivas.

Longe dos dias em que a energia solar era vista principalmente como um nicho para os ambientalmente conscientes, os principais investidores estão apostando muito no setor, dadas as fortes previsões de crescimento e os retornos confiáveis.

Confira as razões pelas quais a energia solar faz um grande investimento:

    1. Um retorno estável e confiável associado à inflação

A energia solar é um investimento de menor risco, 100% garantido por ativos e oferece aos investidores retornos previsíveis, de longo prazo e vinculados à inflação.

Além de retornos estáveis e de longo prazo, os investimentos em energia solar também fornecem exposição direta ao potencial e substancial do aumento dos preços da energia, que devem aumentar tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos mercados em desenvolvimento até 2030.

    1. Crescente demanda global por energia

A energia solar está rapidamente se tornando uma fonte primária de energia global.

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a energia solar instalada ultrapassará outras formas de energia, além do gás natural, até 2040. Mesmo no curto prazo, a AIE prevê que as energias renováveis crescerão 50% ao ano nos próximos 5 anos, dos quais 60% são atribuídos à energia solar.

    1. A tecnologia está melhorando, gerando preços mais baixos e melhorando os retornos A energia solar já é mais barata que a maioria das fontes de energia renováveis e em muitos países já atingiu a paridade da rede (o que significa que o custo nivelado de produção de energia é igual ou menor que o preço da energia da rede).

Um fator importante para alcançar a paridade da rede solar é a diminuição dos custos de capital. Desde 2010, o custo da energia solar diminuiu 75%; a maior de todas as fontes alternativas de energia.

A AIE prevê que os custos caiam de 15% a 35% nos próximos 5 anos.

    1. Diversificação de portfólio Os investimentos em infraestrutura de energia (como a energia solar) são atraentes para os investidores devido aos benefícios de diversificação que trazem para um portfólio de investimentos.

Embora os investimentos em energia solar atualmente representem menos de 1% do total das alocações em carteiras de investidores em todo o mundo, espera-se que isso mude significativamente nos próximos 20 anos, nos quais mais de US$ 10 trilhões em novos investimentos serão lançados no setor.

Comprando seus próprios painéis solares

Obviamente, se você está procurando uma maneira mais direta de investir, pode comprar painéis solares para sua casa! Você também está tendo um efeito positivo no planeta ao seu redor. O melhor de tudo é que você pode ver isso como um investimento que economiza dinheiro.

Conclusão

Com um foco crescente em energias alternativas e renováveis, há muitas oportunidades de investimento atraentes.

A expansão das energias renováveis, como a energia solar, é um elemento essencial para melhorar a qualidade do ar e a sustentabilidade do mix das fontes de energia.

Estamos fazendo grandes progressos em direção a um mundo no qual prospera a energias renováveis - e, no que diz respeito aos investimentos, a energia solar é definitivamente um setor que vale a pena ser monetizado.