Como integrador de equipamentos solares que vende diretamente ao público, recebemos diversos e-mails e ligações por dia de pessoas com todos os níveis de experiência, de instaladores solares a proprietários de imóveis que exploram a possibilidade de usar a energia solar pela primeira vez.

Naturalmente, existem algumas perguntas que são frequentes. Por uma questão de conveniência, decidimos reunir as respostas para as perguntas mais comuns que ouvimos em um só lugar.

Escrevemos as respostas com os “novatos” em mente, para que você não precise de nenhum conhecimento prévio para conseguir acompanhar.

Perguntas básicas sobre energia solar

Qual é a diferença entre energia solar on-grid e off-grid?

Os sistemas on-grid se conectam à rede da concessionária. Eles injetam nela a energia excedente, que vira crédito para ser utilizado quando seu sistema não está produzindo, o que significa que você não precisa comprar baterias para armazenamento. Já se você não tem acesso às linhas de energia elétrica em sua propriedade, precisará de um sistema off-grid com baterias para poder armazenar energia e usá-la mais tarde.

Quais são os componentes de um sistema de energia solar?

Os principais componentes para sistemas fotovoltaicos:  Painéis solares, para captar a luz do sol;  Um inversor, para converter essa energia em um formato que possa alimentar os aparelhos;  Estrutura, a base sobre a qual você prende as placas fotovoltaicas;

Além desses componentes principais, também é oferecida uma infraestrutura elétrica, de acordo com as características de cada projeto.

Quanto tempo durará o meu sistema?

Os painéis solares, geralmente, têm garantia de no mínimo 20 anos, tendo uma manutenção baixíssima nesse período. O que faz ele ser ainda mais vantajoso.

Perguntas sobre custo, financiamento e retorno do investimento

Quanto custa a energia solar?

As estimativas são amplas. O método mais usado para fazer cálculos é entender o seu consumo e fazer um sistema que supra ele. Os preços variam muito de acordo com cada projeto. Entre em contato conosco para obter um valor com base em seu consumo.

Quais créditos e incentivos fiscais estão disponíveis?

Um dos créditos tributários mais recentes é o chamado IPTU Verde (colocar link do artigo).

Você também pode se qualificar para incentivos estaduais e locais que proporcionam economia adicional além do valor do crédito tributário federal. Certifique-se de pesquisar programas em sua área para não perder créditos ou descontos.

Energia solar é um investimento inteligente?

Os sistemas solares ligados à rede pagam por si mesmos, reduzindo sua conta mensal de energia elétrica em até 95% já no primeiro mês.

Os sistemas têm um período de retorno a partir de 4 anos, dependendo de fatores como clima local, custo de eletricidade e abordagem da instalação. Considerando que os painéis têm uma garantia de no mínimo 20 anos, resta muito tempo para lucrar com seu investimento em seus painéis.

Quais opções de financiamento estão disponíveis?

Se você não pode comprar o seu sistema diretamente, hoje a opção mais utilizada e viável é o financiamento feito por bancos. O que proporciona uma taxa baixa e parcelas que substituem o valor da sua fatura (caso deseje). Tornando assim o fotovoltaico cada vez mais acessível á população.

Perguntas sobre pesquisa de projeto e produto do sistema solar

Qual é o tamanho do sistema que eu preciso?

O tamanho do seu sistema depende do seu consumo mensal de energia, além de fatores do local, como sombreamento, horas de sol, localização dos painéis solares, etc.

Qual é a diferença entre inversores de string, microinversores e otimizadores de potência?

Os inversores convertem a energia gerada pelos seus painéis em um formato que pode ser usado pelos seus aparelhos.

Um inversor de string é uma unidade central, que conecta uma grande quantidade de módulos fotovoltaicos em diversos tipos de arranjos (ou strings).

Os microinversores são pequenas unidades conectadas e espalhadas em todos os painéis. Cada microinversor controla a saída de dois a quatro painéis, em média.

Os inversores de string com otimizadores de potência combinam os benefícios de ambos os outros tipos. Existe uma unidade inversora central que emparelha com otimizadores de energia que estão conectados a todos os painéis.

Quais são os diferentes tipos de baterias solares para off-grid?

As baterias de chumbo-ácido são a opção mais econômica, mas requerem manutenção de rotina (a cada mês ou mais) e têm uma vida útil mais curta.

As baterias de íon de lítio são muito mais caras no início, mas têm uma vida útil muito mais longa e requer manutenção mínima ao longo do tempo.

Conheça os prós e os contras de cada tipo de bateria e avalie o custo de propriedade vitalício.

A energia solar aumenta o valor da minha casa?

Casas e edifícios comerciais que possuem painéis solares tem uma valorização de 10%, compradores estão dispostos a pagar mais por locais que tenham sistema fotovoltaico instalado. O mercado vem valorizando cada vez mais locais que produzem sua própria energia.

E se eu mudar de imóvel?

Se você deseja usar a energia solar, mas não tem certeza se permanecerá em sua casa por tempo suficiente para que o sistema se pague, você pode recuperar a maior parte ou todo o seu investimento em energia solar ao decidir negociar a sua propriedade.