ESTOU CONSTRUINDO/REFORMANDO E GOSTARIA DE DEIXAR TUDO NO JEITO PARA A INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM MINHA CASA. QUAIS PROVIDÊNCIAS DEVO TOMAR?

Poucas, acredite. Para facilitar a instalação de energia solar recomenda-se que um eletroduto livre faça a comunicação entre o telhado e um quadro de força da casa (1 polegada de diâmetro costuma ser mais que suficiente para a passagem dos cabos de corrente contínua do sistema). No mesmo quadro no qual é feita a comunicação, sugere-se deixar espaço livre para 2 novos disjuntores. Mesmo que pouco influencie na instalação de energia solar de fato, adequar o padrão de entrada às normas da distribuidora local facilita o andamento da homologação do sistema.

Embora não seja regra, recomenda-se a instalação de energia solar assim que o telhado e a rede elétrica estiverem prontos. Portanto, haja visto o prazo de aproximadamente um mês para que toda a documentação do projeto seja encaminhada à distribuidora e aprovada. Em 30, com a obra nesse estágio, a aquisição do sistema pode ser concluída.

TELHADO VOLTADO PARA O NORTE É REQUISITO PARA A INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ?

Ao contrário do que muito se pensa, ter um telhado voltado para norte não é requisito para instalação de energia solar em sua residência. Embora para painéis de orientação fixa, a face norte corresponda à condição ótima de captação da luz solar, não dispor desse cenário não inviabiliza a instalação de energia solar de forma alguma. De pouquíssima performance seria, no entanto, um sistema orientado ao sul com muita inclinação. Aliás, os efeitos da orientação dos painéis sobre a produtividade do sistema podem ser mais ou menos significativos a depender também da inclinação dos módulos fotovoltaicos. Se instalado um sistema sem inclinação alguma, por exemplo, pouca importa em quais direções se encontram os pontos cardeais.

A IMPORTÂNCIA DA SOLUÇÃO COMPLETA

Delegar a instalação de energia solar a quem não tenha feito também o projeto ou vendido o equipamento é um erro gravíssimo. Uma instalação de energia solar residencial vai muito além de “pendurar” equipamentos.

Todo projeto deve levar em conta como serão arranjados eletricamente os painéis e deve, nesse sentido, respeitar restrições fortíssimas. Imaginemos o transtorno para reaver o prejuízo causado por uma avaria. Qual seria a semente do problema: um defeito do equipamento ou algum erro de instalação de painel solar residencial?

PARA SABER MAIS SOBRE INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR Ligue para os telefones: (11) 3643-5820, (21) 4042-6620 e (31) 4042-6620. Você também pode clicar aqui e entrar em contato por email.