Como economizar energia na sua empresa? Este é o grande desafio do empresário brasileiro ao tentar reduzir sistematicamente seus custos fixos. Com baixas margens de lucro em produtos, a economia na energia elétrica pode fazer a diferença na competitividade, ou até na sobrevivência de um negócio nos dias de hoje.

Existem estimativas onde o gasto em energia elétrica em supermercados, restaurantes e outros negócios de pequeno e médio porte pode ser o terceiro ou já o segundo maior custo fixo na planilha de gastos mensais.

Junto com essa estatística está a incapacidade dos empreendedores de prever os constantes aumentos no preço dessa energia.

É claro que algumas medidas necessitam de investimento. Mas e se esse investimento tivesse um retorno rápido? Em menos de um ano, por exemplo?

Esse dinheiro poderia ser reinvestido na empresa em forma de melhorias. Ou por que não a tão sonhada expansão?

Neste texto, vamos dar cinco dicas de como economizar energia na sua empresa. Confira!

Equipamentos novos, nos locais corretos

Compre sempre os aparelhos avaliados e certificados pelo PROCEL. Máquinas antigas costumam consumir muita energia. E isso vai doer no seu bolso!

É claro, você vai gastar para trocar seus equipamentos. Mas, além da aparência de seu estabelecimento, alcançará um retorno do investimento com a economia dessa energia.

A renovação dos equipamentos pode incluir não só os equipamentos responsáveis pela produção do seu negócio, mas também equipamentos acessórios, como luminárias, ar condicionado e ventiladores.

Sensores de presença ajudam na economia

Sensores de presença também são alternativas para que você aproveite melhor a iluminação artificial.

Se não puder instalá-los em todos os ambientes, prefira os lugares em que os colaboradores ficam por pouco tempo, como banheiros, corredores e cômodos de entrada para outras salas.

De acordo com estudos, a instalação de sensores pode proporcionar uma economia de até 55% na conta de energia.

Estes sensores detectam a movimentação de fontes de calor, como pessoas, através de um infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência de movimento, de acordo com o tempo programado.

Conscientização dos colabores para economia de energia Para empresas maiores, um dos problemas enfrentados é conscientizar seus colabores para que não desperdicem energia.

Essa conscientização é fundamental para sua empresa melhorar a gestão energética. Gestores de Recurso Humano (RH) sugerem que você crie metas de redução de consumo e ofereça algum prêmio, caso obtenha sucesso.

De nada vai adiantar todo o investimento na troca de equipamentos se quem trabalha na empresa não esteja determinado a reduzir o consumo de energia.

Envolver todos e deixar clara a necessidade de economizar energia é necessário para que o plano de eficiência energética seja bem sucedido.

Correta distribuição de lâmpadas Faça um estudo em sua empresa para saber se as luminárias estão dispostas corretamente. É preciso que a iluminação artificial se torne eficiente para reduzir o consumo de energia.

Arquitetos especializados em projetos de iluminação são os mais indicados para esse tipo de levantamento.

Há espaços de trabalho que exige iluminação mais apurada, como salas de engenharia, desenho, cartografia, arquitetura e registros. Já salas de arquivos, por exemplo, podem ter uma iluminação menor.

Investir em fontes alternativas de energia

Já está em vigor uma norma do governo que permite o abatimento de créditos de energia solar da conta convencional de energia.

Funciona assim: toda energia solar gerada nas usinas fotovoltaicas e não usada por você pode ser transformada em créditos, e o valor descontado da fatura de energia. Se sua geração de energia cobrir 100% da sua demanda, você não terá mais esse custo.

O investimento em energia solar tem se tornado cada vez mais acessível. Faça uma avaliação e verá que vale a pena o investimento.

Por ser renovável, sustentável e captada por um sistema de alta durabilidade, a energia solar se apresenta como um investimento com alto retorno, e as linhas de crédito disponíveis tornam extremamente viável adquirir um sistema para sua empresa ou residência. O sistema dura décadas, com pouca necessidade de manutenção e incrível potencial energético, reduzindo as contas de luz em mais de 95% em média. Isso sem contar os inúmeros benefícios ao meio ambiente.

PARA SABER MAIS SOBRE GERADOR DE ENERGIA SOLAR Ligue para os telefones: (11) 3643-5820, (21) 4042-6620 e (31) 4042-6620. Você também pode clicar aqui e entrar em contato por email.