Quando falamos de um projeto de energia solar falamos de um projeto que abrange muitos aspectos. O projeto de energia solar começa na análise do local, passa pelo cálculo da produção desejada e chega até a instalação. Em paralelo à adequação técnica,temos a parte de documentação, que abrange a homologação junto à concessionária de energia.

Entre os componentes técnicos principais necessários a um projeto de energia solar estão:

Placas de energia solar fotovoltaica (módulos); Inversor; DPS (Dispositivo de segurança). Esses três itens são os mais importantes para a efetiva produção de energia. São todos essenciais para se instalar o sistema corretamente.

COMO É O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM PROJETO DE ENERGIA SOLAR?

Tudo começa nas placas ou módulos. O primeiro passo é a captação de energia. As placas vão absorver toda a luz solar possível,para assim poder produzir o máximo de energia e abastecer o sistema. A energia ali produzida é direcionada ao inversor, dentro do qual é transformada de corrente contínua em corrente alternada, que será a energia que iremos utilizar em nossa residência.

O DPS – dispositivo de segurança – funciona como uma proteção para o caso de ocorrer algum sobrecarregamento que possa interferir no funcionamento do inversor.

POSSO INSTALAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA USO EXCLUSIVO EM MEU CHUVEIRO?

A resposta é não. Um projeto de energia solar será uma instalação que proverá energia para toda a propriedade e não apenas especificamente para consumo de um eletrodoméstico. Não é possível direcionar a energia a um único equipamento ou componente. A produção de energia se conecta ao relógio medidor, que por sua vez é ligada aos demais da rede da concessionária.

QUANTO SERÁ REDUZIDO DA MINHA CONTA DE ENERGIA?

Com um projeto de energia solar fotovoltaica você poderá produzir todo a energia que você consome, reduzindo sua conta de energia ao mínimo possível. Ou seja, tudo o que os componentes elétricos e eletrônicos da casa consomem. Porém, por uma restrição da legislação brasileira, o consumidor continuará pagando a taxa mínima de distribuição de energia, que é cobrada pela distribuidora.

PARA SABER MAIS SOBRE PROJETO DE ENERGIA SOLAR Ligue para os telefones: (11) 3643-5820, (21) 4042-6620 e (31) 4042-6620. Você também pode clicar aqui e entrar em contato por email.