A resposta é não. Antigamente, a energia solar residencial se limitava aos sistemas de aquecimento de água. Atualmente, no entanto, a modalidade mais comum de energia solar residencial é a que produz energia elétrica. Ao passo que os sistemas de aquecimento trazem uma economia de cerca de 30% na conta de energia do usuário, o sistema de energia solar residencial mais moderno, chamado sistema fotovoltaico, praticamente zera a nossa fatura.

COMO DIMENSIONAR O MEU SISTEMA FOTOVOLTAICO?

O dimensionamento de um sistema de energia solar residencial fotovoltaico depende quase que exclusivamente da cidade em que moramos e da nossa média de consumo de energia elétrica. Até por isso não poderia ser mais objetivo: definimos, em reais, quanta economia desejamos ter. Todo o trabalho, porém, pode deixar com a Solstar!

EM QUANTO TEMPO TEREI O RETORNO DO MEU INVESTIMENTO?

Quem investe em energia solar residencial seja para aquecimento de água ou para produzir a própria energia elétrica, geralmente recupera o montante investido entre 6 e 10 anos. Vale lembrar, entretanto, que em números absolutos, a economia de um sistema fotovoltaico acumulada ao longo de sua vida útil é consideravelmente maior.

E vamos além: por mais que um sistema de energia solar residencial se pague no médio ou longo prazo, os equipamentos gozam de durabilidade inquestionável. Se a garantia de eficiência de um painel da Canadian Solar, uma das principais fabricantes de módulos fotovoltaicos no mundo, é de 25 anos, tranquilamente se pode crer que teremos nosso sistema de geração própria funcionando por mais de 30 anos. É difícil encontrar equipamentos similares com tamanha durabilidade no mercado brasileiro.

Quem adota o uso de energia solar residencial não só opta por um investimento rentável, longínquo e seguro (ou por um acaso alguém se lembra do último dia em que o sol deixou de brilhar nos últimos 4,5 bilhões de anos?), como também fica imune a todos os futuros reajustes no preço da energia elétrica produzida nas usinas do País. Cobrem o quanto quiser pela eletricidade, se eu planto a alface no meu quintal, não pago para comer. Vantajoso não?

PARA SABER MAIS SOBRE ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL Ligue para os telefones: (11) 3643-5820, (21) 4042-6620 e (31) 4042-6620. Você também pode clicar aqui e entrar em contato por email.