Ainda não. Atualmente os incentivos do governo para o setor se concentram em favorecer tributariamente o uso da energia solar,por exemplo: uma fatia muito pequena do faturamento desse mercado vai para o governo, através de alguns impostos, como IPI. Muitas empresas conseguem isenção quando da compra do equipamento.

Embora não seja uma linha de crédito específica para financiamento energia solar, bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil oferecem o Proger, para pessoas jurídicas.

O QUE É PROGER?

Proger é uma linha de crédito que contempla o financiamento energia solar para empresas, cujo faturamento anual não supere os R$ 7.500.000,00. Em linhas gerais, o valor do projeto não poderá ultrapassar R$1.000.000,00 para receber o financiamento energia solar e apenas 80% do montante será financiado. Caso a empresa contenha em seu CNPJ, um CNAE relacionado a turismo, é possível que 90% do investimento necessário seja emprestado. Os prazos para amortizar o financiamento energia solar costumam ser de 60 a 72 meses, com carência de no máximo 1 ano. A taxa de juros costuma oscilar em torno de 1,1% a.m.

FINANCIAMENTO ENERGIA SOLAR EM BANCOS PRIVADOS

A Solstar em parceria com o banco Santander oferece a possibilidade de financiamento energia solar em até 60 meses. Embora a taxa de juros, de aproximadamente 2% a.m., não seja exatamente a que idealizamos, a solução pode ser interessante para pessoas físicas, que podem se beneficiar do Proger e dificilmente conseguem uma taxa mais atraente com o próprio gerente do banco. A Solstar, correspondente autorizada do banco Santander, tem direito a chamada linha verde de crédito.

Vale também ressaltar que 60 meses para amortizar a dívida é o máximo de prestações. Para clientes que não pretendem se descapitalizar totalmente de uma só vez e precisam de um pouco mais de prazo do que as tradicionais 10 parcelas sem juros que a Solstar oferece, o financiamento pelo Santander pode ser a saída. Se comparado o valor real de 18 parcelas, por exemplo, com o valor caso não houvesse juros, o cliente logo notará que a diferença é pequena e justificável para quem anseia um pouco mais de prazo.

PARA SABER MAIS SOBRE FINANCIAMENTO ENERGIA SOLAR Ligue para os telefones: (11) 3643-5820, (21) 4042-6620 e (31) 4042-6620. Você também pode clicar aqui e entrar em contato por email.