Um painel solar residencial é uma das maneiras mais populares de gerar eletricidade para sua casa.

Um projeto de sistema solar não é uma tarefa pequena e requer muitas considerações e planejamento antes de ser iniciado.

Uma das maiores perguntas que os proprietários costumam ter é: quantos painéis solares seriam necessários para administrar minha casa?

Como cada casa é diferente, não há uma resposta única para essa pergunta. Em vez disso, podemos examinar alguns dos fatores determinantes. Então, vamos responder algumas perguntas antes de determinar quantos painéis solares seriam necessários para administrar sua casa.

Você passa muito tempo em casa?

O dimensionamento de um sistema solar pode ser bastante influenciado pela frequência com que você ou um membro da família ocupa uma casa.

Alguns proprietários optam por instalar o sistema em sua casa de férias no verão. É importante considerar isso, pois pode alterar o dimensionamento do seu sistema, precisando de um sistema menor. Se você mora no imóvel, poderá construir um sistema solar maior.

Qual é o seu consumo médio de energia?

Um dos fatores mais importantes para determinar o tamanho de um sistema solar é o consumo médio de energia. Essa é a quantidade de energia que seu sistema solar precisaria produzir para compensar o uso total da energia gerada pela concessionária.

Calcular o uso de kWh pode ser feito através de suas contas mensais da distribuidora. Dessa forma, você terá uma média de consumo, entendendo melhor qual o tamanho que seu sistema fotovoltaico deve ter.

Você está procurando uma rede on-grid ou off-grid?

Um painel solar doméstico on-grid pode parecer muito diferente do off-grid, mas grande diferença deles é que o on-grid está ligado à sua distribuidora de energia e o off-grid trabalha de forma autônoma.

Hoje o mais popular e usado pela grande maioria é o on-grid, pois para fazer o off-grid é necessário um banco de baterias, onde fica armazenado toda a energia excedente produzida. Esse tipo de sistema off-grid é indicado para lugares remotos, onde não tem acesso a rede pública de energia.

Meu telhado tem estrutura para receber um sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico normalmente é instalado nos telhados das residências, mas alguns fatores podem interferir e prejudicar esse processo, como: sombras e qualidade do telhado.

Por esse motivo é importante que a instalação ocorra em um telhado em boas condições e o mais livre possível de sombras.

Quais equipamentos fazem parte de um sistema fotovoltaico?

Para instalar um sistema de energia solar em casa é necessário adquirir um inversor, painéis fotovoltaicos, cabos, conectores, estrutura de fixação, entre outros materiais.

Por mais que esses materiais sejam vendidos para o consumidor final, é de extrema importância contratar um integrador solar experiente para saber qual o melhor sistema para você e realizar uma instalação de qualidade.

Conclusão

O setor de energia solar está crescendo nos espaços comerciais e residenciais.

Graças ao custo decrescente do sistema fotovoltaico combinado com incentivos financeiros governamentais, o preço das células solares está mais baixo do que nunca. Isso está levando muitos proprietários a procurarem integradores solares de confiança como a Solstar, para entender e instalar o seu sistema.

Ao considerar cuidadosamente todos os fatores que envolvem o uso de energia solar, você pode obter um entendimento muito melhor, concluindo que o fotovoltaico é a melhor solução financeira.